O modelo OSI (Open Systems Interconnect) foi criado em 1970, lançado em 1983 e surgiu para ultrapassar, através de um modelo padrão, os diversos problemas na comunicação entre diferentes equipamentos, tecnologias e protocolos.
Este modelo possui sete camadas, cada uma com a sua função específica, que se encontram dispostas da seguinte forma:
7- Aplicação
6- Apresentação
5- Sessão
4- Transporte
3- Rede
2- Ligação de dados
1- Física
Na camada física estão presentes informações sobre o tipo de cablagem, conectores, pinos, interfaces, codificação, conversão e modulação de sinais. Por outras palavras, nesta camada estão presentes os cabos e equipamentos como a placa de rede e o modem, essenciais para determinado computador aceder à internet.
A camada ligação de dados é responsável por garantir uma ligação segura entre dois equipamentos através da deteção e correção de erros na camada física. Um switch trabalha tradicionalmente nesta camada. Também se encontram nesta camada protocolos como o ARP e o seu reverso RARP.
Com a camada de rede já se tem quase todas as condições para se comunicar com outra máquina na mesma rede. Isto porque todas os computadores já estão com as respetivas placas de rede corretamente ligadas, endereços físico (mac-address) e lógico (endereço IP) devidamente atribuídos e nesta fase já será possível toda a rede ter acesso à internet, através da utilização de um router (equipamento localizado na camada de rede). Estão assim presentes nesta camada vários protocolos como o IP, IPsec, ICMP e NAT.
Não há muito a dizer sobre a camada de transporte. Ela é responsável por dar a certeza que os pacotes chegam intactos (ou não, conforme o protocolo) ao destino. Sendo assim, estão presentes nesta camada os protocolos TCP e UDP.
A camada de sessão controla a comunicação entre os computadores. estabelece, faz a gestão e termina as sessões entre aplicações.
A camada de apresentação encripta, converte e comprime dados. Procura garantir a compatibilidade entre camadas de aplicação de sistemas diferentes.
Por fim, na camada de aplicação é onde se encontram todos os recursos e serviços disponibilizados pela rede bem como outros programas presentes na máquina. Trata-se do "produto final" para o utilizador. A partir daqui, já estão reunidas todas as condições para comunicar.
Faremos agora a conhecida analogia deste modelo com a comunicação via carta para perceber melhor.
| Imagem fornecida pelo website: pplware.sapo.pt |


0 Comentários