O protocolo DHCP

O Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um protocolo para atribuir automaticamente parâmetros de configuração TCP/IP a máquinas cliente. Cada cliente DHCP conecta-se ao servidor DHCP, que retorna a configuração de rede para o cliente, inclusive o endereço IP, porta de comunicação (gateway) e servidores DNS.

Funciona em modo cliente-servidor e é uma evolução do BOOTP (Boot Protocol), utilizado para que clientes diskless obtenham o seu endereço IP a partir de um servidor, permitindo obter:
  • Endereço (endereço IP, máscara de rede, default gateway);
  • Nomes de servidores (DNS, etc.);
  • Outros parâmetros (nome do domínio, etc.).


Vantagens:
  • Suporte de mobilidade;
  •  Gestão mais eficiente do espaço de endereçamento (noção de “empréstimo”- lease – de endereços);
  •  Gestão centralizada da parametrização dos clientes de rede (endereços, routers, servidores DNS, etc.), passando a ser desnecessário efetuar configurações locais de cada máquina sempre que é alterado algum parâmetro.

Obtenção de endereço IP:
  1. Cliente envia envia por broadcast mensagem DHCP Discover (UDP/67). Como o cliente ainda não tem endereço, a mensagem é enviada usando o endereço 0.0.0.0 como origem;
  2.  Um ou vários servidores respondem com a mensagem DHCP Offer (UDP/68), que inclui o endereço IP oferecido ao cliente, a máscara de rede, endereço IP do servidor e a duração da lease (entre outros parâmetros). O servidor reserva este endereço até que o cliente o aceite/rejeite ou até que corra um timeout;
  3. O cliente seleciona um dos endereços “oferecidos” e envia uma mensagem DHCP Request por broadcast. Esta mensagem identifica o endereço escolhido e o servidor que ofereceu esse endereço. O envio desta mensagem por broadcast permite que os restantes servidores libertem os endereços reservados;
  4. Servidor confirma com ACK.


Gestão de endereços por parte do servidor:
O servidor mantém uma lista com todos os endereços que pode atribuir. Um endereço atribuído a um cliente pelo servidor DHCP é designado por lease. Cada lease tem associado um determinado tempo de validade. O servidor DHCP mantém um registo de todas as leases e respetivos tempos de validade. Os endereços são atribuídos por um dado período (lease time). Findo esse período não podem ser utilizados pelos clientes sem autorização expressa de renovação.
O servidor pode ainda ser configurado para atribuir sempre o mesmo endereço a uma determinada máquina.

Gestão de endereços por parte do cliente
O cliente tenta renovar o endereço quando o tempo de lease chega a metade, enviando um DHCP Request ao servidor. Caso não consiga renovar o endereço irá tentar novamente mais tarde, e caso continue a não conseguir tratará de pedir uma nova configuração. Em geral o cliente armazena o endereço de modo persistente, mantendo o IP entre reboots (desde que o tempo de lease não expire). Este comportamento não é, no entanto, garantido.

Enviar um comentário

0 Comentários