Para nos comunicarmos na internet, é necessário cumprir um conjunto de instruções conforme a comunicação pretendida. Estas instruções padronizadas chamam-se protocolos de comunicação.
Na Internet, os protocolos utilizados fazem parte de uma arquitetura de protocolos. Esta arquitetura designa-se por TCP/IP.
Abaixo seguem alguns exemplos de protocolos de comunicação:
- ARP (Address Resolution Protocol): Determina o endereço físico (mac-address) de uma dada máquina, através do endereço lógico (IP) desta.
- IP (Internet Protocol): Encarrega-se de rotear e reencaminhar a informação.
- IPsec (Internet Protocol Security): Este protocolo é complementar ao IP e garante uma comunicação segura (criptografada).
- ICMP (Internet Control Message Protocol): Este protocolo encontra-se "dentro" do protocolo IP e é utilizado para controlar e detetar quaisqer erros que venham a surgir durante a comunicação.
- TCP (Transmission Control Protocol): É considerado um protocolo orientado para a conexão porque garante que a informação chega ao destino.
- UDP (User Datagram Protocol): Este protocolo não é orientado para a conexão, ou seja, não oferece garantias que a informação chega ao destinatário.
- HTTP (HyperText Transfer Protocol): É o protocolo utilizado para visualização de páginas web.
- HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure): Melhoria do anterior no que à segurança diz respeito.
- FTP (File Transfer Protocol): É o protocolo utilizado no envio (upload) e receção (download) de ficheiros.
- FTPS (File Transfer Protocol Secure): Tal como o próprio nome indica, é uma evolução na segurança em relação ao FTP.
- DNS (Domain Name System): Corresponde um nome a cada endereço IP.
- DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): Permite que uma máquina encontre automaticamente as suas informações de rede (como o endereço IP).
- SSL (Secure Sockets Layer): Permite que uma comunicação cliente-servidor seja feita em total segurança, garantindo a autenticidade e integridade da informação.



0 Comentários