Transmissão de Dados

Sistema Binário:

É o sistema utilizado por máquinas com circuitos digitais para interpretar informações e executar tarefas. Para que todos os circuitos e dispositivos do computador consigam partilhar informação é preciso que respeitem um modelo de representação comum. Como, a nível físico, só existem dois estados possíveis - ausência ou presença de corrente elétrica, o sistema tem de ser de base dois (pelo que se chama binário), pelo que atribui a cada um desses estados um dígito (ou bit) distinto - 0 para a ausência e 1 para a presença de corrente. A analogia lógica é quase imediata, pois os mesmos valores podem, também, ser usados para representar o falso e o verdadeiro.




O bit é o mais pequeno bloco de informação compreensível e distinguível, e pode servir para a construção de blocos de informação mais complexos, mais compreensíveis e de fácil distinção. Agrupados em oito, os bits formam a unidade mais importante na representação de informação - o byte - através da qual é, por exemplo, representada a capacidade de armazenamento e memória.
Quando a quantidade de informação for ainda maior, é normal o uso de aproximações. Para isso, foram criados vários sufixos que representam vários tipos de arredondamentos - kilo, mega, giga, tera, etc.



Valor Associado
Arredondamento
8 bits
1 byte
1024 bytes
1 kilobyte
1024 kilobytes
1 megabyte
1024 megabytes
1 gigabyte
1024 gigabytes
1 terabyte




Para uma transmissão numa via de comunicação entre duas máquinas, a comunicação pode efetuar-se de diferentes maneiras. A transmissão define-se por:

  • Sentido de trocas;
  • Modo de transmissão: trata-se do número de bits enviados simultaneamente;
  • Sincronização: trata-se da sincronização entre emissor e recetor.

Ligação paralela:
  • São transmitidos vários bits ao mesmo tempo;
  • Não é utilizado em redes por causa dos erros, sincronização dos dados e impossibilidade de grandes distâncias.
Exemplo: impressoras


Ligação série:

  • É transmitido um bit de cada vez;
  • Utilizada em redes e tem de existir um protocolo;
  • São transmitidos sinais elétricos sob a forma de tensão. Quando a transmissão está em repouso o valor da tensão é 1.
  • Para cada caracter, o início da transmissão é dado por um Start Bit igual a 0. Depois são enviados os bits do caracter, o bit de paridade (deteção de erros na transmissão dos bits de um byte) e por fim 1 ou 2 bits Stop (fim de transmissão).
·
Transmissão quanto à direção e simultaneidade:

Símplex:

  • A comunicação ocorre apenas num sentido;
  • O emissor só emite e o recetor só recebe;
  • É útil quando os dados não têm necessidade de circular nos dois sentidos (por exemplo, do seu computador para a impressora ou do rato para o computador).
Exemplo: televisão


Half-Duplex:
  • A comunicação ocorre nos dois sentidos, alternadamente;
  • O emissor e o recetor emitem e recebem dados.
Exemplo: walkie-talkie


Full-Duplex:
  • A comunicação ocorre nos dois sentidos, simultaneamente;
  • O emissor e o recetor emitem e recebem dados.
Exemplo: telefone

Transmissão quanto ao número de destinatários:

Difusão:

·         Difusão seletiva (multicast): a informação é transmitida (enviada) simultaneamente para um grupo de destinatários bem identificados.
·          
          Difusão (broadcast): a informação é transmitida simultaneamente para todos os recetores.


Ponto-a-ponto:
  • O envio da informação é realizada do emissor para o recetor;
  • Em determinado momento só existem dois intervenientes na comunicação.

Transmissão Síncrona e Assíncrona:

Síncrona:
  • Uma informação de clock (janela de tempo) segue na própria transmissão;
  • Numa transmissão em série síncrona, os bits são transmitidos uns a seguir aos outros;
  • O conjunto de carateres que formam a mensagem é dividido em blocos.

Assíncrona:
  • Numa transmissão em série assíncrona, para cada carater é emitido:
o   O start bit (início da transmissão)
o   Os bits de carater
o   O stop bit (fim de transmissão)
  • Cada carater é emitido de maneira irregular no tempo.

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