Endereçamento IP

O TCP/IP está dividido em classes de redes para determinadas funções. Antes de vermos cada uma delas, temos de referir que um endereço IP é separado em duas partes: a identificação da rede (Network ID) e a identificação do computador (Host ID).

O Network ID - é a primeira parte do endereço IP e identifica qual o segmento de rede a que o computador pertence. Todos os computadores do mesmo segmento têm o mesmo Network ID.

O Host ID - é a segunda parte do endereço IP e serve para identificar o computador ou outro dispositivo de rede como um router ou uma impressora dentro do segmento de rede a que pertence. Este valor tem de ser único, dentro do segmento em questão. Podemos repetir o número do computador, mas para isso o mesmo tem de pertencer a outro segmento de rede.

Vamos considerar o seguinte modelo de endereço IP: W.X.Y.Z, em que cada letra é designada por octeto. Assim sendo, temos 4 octetos.
Chamam-se octetos porque têm apenas 8 bits para apresentar os valores, e em binário os valores começam em 00000000 (0 em decimal) e 11111111 (255 em decimal). Daqui podemos concluir que não devemos ultrapassar o número 255, ou seja, se colocarmos o valor 256, por exemplo, é apresentada uma mensagem a indicar que o valor ultrapassou o limite permitido.

Classes de redes:

Redes de Classe A:
Os endereços de classe A são utilizados para segmentos de rede que possuem um grande número de computadores. O primeiro octeto (W) varia entre 1 e 126, ou seja, 126 segmentos de redes diferentes. O Host ID pode variar entre 0 e 255, cada um dos 3 octetos (X.Y.Z). De salientar que não se pode utilizar os números 0.0.0 ou 255.255.255 para atribuir aos computadores. Temos de começar, neste caso, pelo número 0.0.1 e terminar em 255.255.254. Isto é uma regra do TCP/IP - o Host ID não pode ter em todos os octetos os valores 0 ou 255. O mesmo se aplica ao Network ID. Neste caso, cada segmento de rede de uma classe A pode ter 16.777.214 computadores por segmento de rede. Multiplicando o número de computadores pelo número de segmentos de rede, resulta no valor de 2.113.928.964 computadores, só na classe A.

Redes de Classe B:
A classe B surgiu para redes de alcance médio e grande. Compreendamos que "alcance" é o número de computadores suportados por cada segmento. Neste caso o primeiro octeto (W) varia entre os valores 128 e 191, enquanto o segundo octeto (X) varia entre 0 e 255. A segunda parte do segmento Host ID vai ficar reduzida a 2 octetos (Y.Z) ao contrário dos 3 da classe A. Assim sendo, aumentamos o número de segmentos de rede para 16.384 e podemos alojar 65.534 computadores por segmento.

Redes de Classe C:
Os endereços da classe C são utilizados para redes pequenas, ou para redes locais (LAN). O octeto W varia entre 192 e 223, o que permite aproximadamente 2.097.152 segmentos de rede e 254 computadores por segmento. Não nos podemos esquecer que o Network ID e o Host ID não podem ter os valores 0 e 255 em todos os octetos. Como o Host ID é apenas o octeto Z, este tem de começar em 1 e terminar em 254.

Redes de classe D e classe E:
As redes de classe D são usadas para multicasting, enquanto a classe E está reservada para uso futuro.







Nota: O valor 127, que não aparece na tabela acima, não pertence a nenhuma das classes de redes. O endereço IP 127.0.0.0 está reservado para testar a ligação entre a placa de rede e o sistema. Por exemplo, se quisermos verificar se a nossa placa de rede está configurada corretamente no sistema, fazemos o teste através do comando ping, como mostra a imagem seguinte.