A importância da «Pegada Digital»


Com o advento das novas tecnologias, surgiram novas preocupações relacionadas com as boas práticas na Internet. Já ouviu falar no conceito de «Pegada Digital»? Conhece a sua importância? Se está curioso, este é o artigo certo para si.

Recentemente, foi noticiada uma violação massiva de dados no facebook, que comprometeu seriamente a privacidade de 533 milhões de utilizadores daquela rede social. Estes dados constituem a denominada «Pegada Digital» que cada um desses utilizadores deixou na internet.

A «Pegada Digital» não tem efeitos somente na criminalidade informática, podendo, em determinados casos, ter implicações na sua vida pessoal, e/ou profissional. 

Assim, o conceito de «Pegada Digital» associa-se a todas as informações que você expõe enquanto navega na Internet, pelo que é importante que tome consciência de como pode gerir a sua «Pegada Digital».

Conhecer a sua «Pegada Digital» é o primeiro passo para geri-la.

Conhecendo a sua «Pegada Digital»

Uma vez que você já conhece o conceito de «Pegada Digital», é importante conhecer a sua própria «Pegada Digital», sabendo que o seu impacto potencial depende diretamente da quantidade e tipo de informações que você partilha enquanto navega na Internet. No entanto, também existem dados que podem ser expostos involuntariamente.

A «Pegada Digital» formada intencionalmente consiste naquilo que você opta por partilhar intencionalmente (família, fotografias, gostos e interesses, vídeos, entre outros). Por sua vez, a «Pegada Digital» formada involuntariamente é inevitável e dá-se quando a sua navegação é rastreada sem o seu conhecimento explícito, muitas vezes através do direcionamento de anúncios em função das suas pesquisas na internet, e/ou da utilização de aplicações que rastreiam os dados da sua localização geográfica.

Se leu o artigo até aqui, certamente já se apercebeu que a sua «Pegada Digital» só depende de você, sendo que os dados revelados intencionalmente são mais fáceis de gerir.

Gerindo a sua «Pegada Digital»

Uma vez conhecida a sua «Pegada Digital» é importante geri-la. Para começar, você deve passar a pente fino todas as informações que disponibiliza nas suas contas das redes sociais, restringindo o acesso às essas informações somente aos contactos mais próximos. Se tiver dúvidas acerca da extensão da sua «Pegada Digital» também pode fazer uma pesquisa nos diferentes motores de pesquisa - google, bing, yahoo, que irão mostrar os aspetos mais divulgados da sua identidade online. Caso note algo que não lhe agrade, deve apagar, caso tenha sido publicado intencionalmente por si, ou solicitar o seu apagamento a quem o publicou.

O Infortiques também aconselha a ter atenção às suas contas de e-mail, e separá-las em função da sua utilização - por rede social, uso profissional e uso comercial. Embora possa parecer difícil memorizá-las, é uma das melhores formas de diminuir a sua «Pegada Digital».

«Cuidado com o que comenta na Internet»

Antes de colocar qualquer conteúdo na internet, pense de que modo pode prejudicá-lo a si, e aos outros. À semelhança do que acontece nas suas interações sociais no dia a dia, na internet também deve colocar-se no lugar do outro antes de expressar qualquer ideia, ou opinião. 

É cada vez mais natural assistirmos a discursos caluniosos e insultuosos em diversos comentários na Internet. Com a «digitalização da liberdade de expressão» as ofensas gratuitas tornaram-se uma prática comum na internet. 

Isto que significa que deve evitar expressar opiniões com conotação negativa, sob a pena de estas trazerem sérios impactos à sua vida pessoal e profissional.

«Nem tudo é mau»

Depois de ter conhecido o conceito de «Pegada Digital», reconhecer de que forma esta pode impactar a sua vida, e saber como pode identificá-la e geri-la, é altura de conhecer os seus potenciais benefícios. Sim, é possível colher benefícios através da sua «Pegada Digital», desde que saiba utilizá-la a seu favor, sem comprometer as suas informações mais sensíveis. 

Com a evolução tecnológica, muitas empresas optaram pela sua transformação digital. Isto significa que a investigação da «Pegada Digital» de potenciais candidatos a uma vaga de emprego tornou-se uma prática cada vez mais recorrente. 

Ora, se a «Pegada Digital» formada intencionalmente é mais fácil de gerir, por que não utilizá-la em seu benefício? De que modo a sua «Pegada Digital» pode beneficiá-lo na procura de emprego?