Uma vez que você já conhece o conceito de «Pegada Digital», é importante conhecer a sua própria «Pegada Digital», sabendo que o seu impacto potencial depende diretamente da quantidade e tipo de informações que você partilha enquanto navega na Internet. No entanto, também existem dados que podem ser expostos involuntariamente.
A «Pegada Digital» formada intencionalmente consiste naquilo que você opta por partilhar intencionalmente (família, fotografias, gostos e interesses, vídeos, entre outros). Por sua vez, a «Pegada Digital» formada involuntariamente é inevitável e dá-se quando a sua navegação é rastreada sem o seu conhecimento explícito, muitas vezes através do direcionamento de anúncios em função das suas pesquisas na internet, e/ou da utilização de aplicações que rastreiam os dados da sua localização geográfica.
Se leu o artigo até aqui, certamente já se apercebeu que a sua «Pegada Digital» só depende de você, sendo que os dados revelados intencionalmente são mais fáceis de gerir.
Uma vez conhecida a sua «Pegada Digital» é importante geri-la. Para começar, você deve passar a pente fino todas as informações que disponibiliza nas suas contas das redes sociais, restringindo o acesso às essas informações somente aos contactos mais próximos. Se tiver dúvidas acerca da extensão da sua «Pegada Digital» também pode fazer uma pesquisa nos diferentes motores de pesquisa - google, bing, yahoo, que irão mostrar os aspetos mais divulgados da sua identidade online. Caso note algo que não lhe agrade, deve apagar, caso tenha sido publicado intencionalmente por si, ou solicitar o seu apagamento a quem o publicou.
Antes de colocar qualquer conteúdo na internet, pense de que modo pode prejudicá-lo a si, e aos outros. À semelhança do que acontece nas suas interações sociais no dia a dia, na internet também deve colocar-se no lugar do outro antes de expressar qualquer ideia, ou opinião.
Depois de ter conhecido o conceito de «Pegada Digital», reconhecer de que forma esta pode impactar a sua vida, e saber como pode identificá-la e geri-la, é altura de conhecer os seus potenciais benefícios. Sim, é possível colher benefícios através da sua «Pegada Digital», desde que saiba utilizá-la a seu favor, sem comprometer as suas informações mais sensíveis.


